
Sócia fundadora do Bidino & Tórtima Advogados, Fernanda Tórtima desenvolveu toda sua carreira na área do Direito Penal, sendo bacharel pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC Rio, e tendo mestrado e pós-graduação por universidades europeias. Tórtima possuiu atuação relevante na OAB/RJ, além de ser membro do IAB (Instituto dos Advogados Brasileiros).
Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC Rio, Fernanda Tórtima é Mestre em Direito (Magistra Legum) pela Universidade de Frankfurt am Main, Alemanha. Tem também Pós-Graduação em Direito Penal Econômico organizada pela Universidade de Coimbra e pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.
Fernanda foi Conselheira e Presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da OAB/RJ, no triênio 2010/2012; Secretária Adjunta da OAB/RJ, no triênio 2013/2015, e Conselheira Efetiva no triênio 2016/2018. Além disso, é membro do IAB (Instituto dos Advogados Brasileiros).
Entre suas principais publicações, pode-se mencionar a obra Evasão de Divisas. Uma crítica ao conceito territorial de saída de divisas contido no parágrafo único do art. 22 da Lei 7492 e a organização, juntamente com Luís Greco, do livro O Bem Jurídico como Limitação do Poder Estatal de Incriminar?, com traduções de artigos de autores alemães.
Publicações recentes
- Fernanda Tórtima do IDP: Contas não declaradas no exterior e as normas do BC
- CPI da Covid pode requisitar documentos de inquéritos já em andamento, diz Fernanda Tórtima
- Fernanda Tórtima é uma das advogadas mais admiradas do Brasil no Análise Advocacia Mulher
- Colaboração, corroboração e espontaneidade: o valor da palavra
- Fernanda Tórtima é uma das advogadas mais admiradas do Brasil no Análise Advocacia 500